• (19) 97124-1510
  • Av. Orozimbo Maia, 430 - sala 1510, 15º andar Edifício Easy Office - Campinas - SP

Nutrição para Gestantes

Nutrição para Gestantes

Tudo o que uma mulher come enquanto está grávida terá uma influência direta na saúde de seu bebê. Por isso, a nutrição das gestantes é um dos fatores mais importantes que devem ser levados em consideração durante essa fase.

Popularmente, afirma-se que as grávidas comem por dois. Isso não é verdade, porém o alimento consumido pela mamãe nessa fase será também aquele utilizado para o desenvolvimento da criança.

A mulher não precisará comer o dobro do que consumia antes dessa fase. O que é necessário durante a gestação é que a nutrição da grávida se adeque ao estágio de desenvolvimento da criança e às necessidades do seu próprio organismo.

Assim, durante toda a gravidez há uma variedade de alimentos que devem ser consumidos, principalmente em razão do conteúdo nutricional. Ao contrário, há outros que devem ser evitados, pois contêm substâncias que não são adequadas ao pleno desenvolvimento de uma criança.

A alimentação na gravidez

Tornar-se mãe é uma felicidade muito grande para todas as mulheres. Porém, ninguém está completamente preparada para a mudança que isso acarreta no estilo de vida. Uma dessas mudanças está justamente na alimentação. A gravidez faz com que nutrição seja reorganizada para que possa suprir todas as necessidades tanto da mulher como de seu bebê.

É necessário ter uma alimentação saudável no período gestacional para garantir o aporte de vitaminas e minerais importantes tanto para a saúde da mãe como da criança. Porém, muitas vezes apenas a alimentação é insuficiente para garantir a quantidade necessária desses elementos. Assim, é necessário realizar uma suplementação de vitaminas e minerais para complementar a alimentação e garantir as quantidades necessárias.

Para isso, é importante consultar um nutricionista para descobrir quais minerais e vitaminas são importantes de serem suplementados durante a gestação, já que o corpo e as necessidades de cada mulher são únicos. Desta forma, evite realizar suplementação de qualquer tipo que não tenha sido indicada por alguém da área e que não conheça as reais necessidades do seu organismo.

Lembre-se também que não é apenas na fase da gestação que a mulher deve se atentar ao que come. Também na fase de lactação é importante seguir uma dieta adequada e equilibrada.

Assim como na gestação, no período da amamentação há também alguns alimentos que devem ser evitados, pois podem acabar entrando na constituição do leite materno e, assim, ter consequências diretas na saúde e no comportamento do bebê.



Ganho de peso na gravidez

Uma questão que costuma preocupar muito as mulheres grávidas é o ganho de peso durante o período de gestação.

O quanto a mulher deve engravidar durante o período gestacional é dado pelo Índice de Massa Corporal (IMC) pré-gravidez. Dessa maneira, pode-se calcular a faixa ideal do ganho de peso na gravidez com base em informações personalizadas.

O ganho de peso é algo natural que ocorre nessa fase, já que o bebê está se desenvolvendo e ganhado peso, por isso, o ganho de peso na gestação deve ser oriundo do feto, placenta, etc. Sendo assim, a mãe não irá acumular gordura. Se a mulher apresenta aumento de peso excessivo na gestação é sinal de que está acumulando gordura e não apenas desenvolvendo o bebê.

Ganhar peso acima do recomendado pode implicar em problemas graves de saúde, como
Diabetes Gestacional, Hipertensão, Pré-eclâmpsia, Eclampsia e até mesmo a Síndrome de Help. Problemas que se não tratados podem até levar a morte da mãe, ocorrer parto prematuro e até mesmo comprometer a saúde do bebê. Por essa razão, é tão importante o acompanhamento com nutricionista, pois muitas das vezes essas intercorrências podem ser evitadas.

Você sabia, que a placenta muda de sabor conforme a alimentação da mãe? Sim, isso mesmo, o desenvolvimento do paladar e a educação nutricional da criança começa desde o útero! Portanto, se a mãe consumir muito açúcar, a placenta ficará mais doce e o bebê propenso a consumir mais alimentos açucarados, terá maiores chances de se tornar uma criança ou adulto obeso e até mesmo, de desenvolver diabetes ao longo da vida.

Os exercícios físicos também são importantes aliados para as mamães, pois promovem a saúde e a auto-estima, além de auxiliar no controle de peso. Porém, a liberação para atividade física e a recomendação de quais exercícios podem ser feitos, devem ser realizados pelo obstetra que acompanha a gestante.

Viu só como é importante ter uma alimentação equilibrada durante todo período gestacional?



Nutrição para gestantes em Campinas

Você busca uma profissional para te acompanhar e dar todo o apoio necessário nessa linda jornada da maternidade?

Então entre em contato com a Dra. Camila Valério por meio do formulário abaixo e comece o quanto antes a caminhada em direção a uma gestação saudável!

Você pode preencher o formulário abaixo com a sua mensagem ou então entrar em contato via WhatsApp.

DÚVIDAS?

Esclareça suas dúvidas sobre vários temas, horários e consultas. Envie sua pergunta via WhatsApp.